Também está disponível uma versão em texto puro deste press release.

PARA LIBERAÇÃO IMEDIATA
Contacto para a mídia: Free Software Foundation
Bradley M. Kuhn <pr@gnu.org>
Telefone: +1-617-542-5942

A FSF e o FSMLabs Chegaram a Um Acordo Sobre Uma Versão Compatível com a GNU GPL da Licensa de Patente Aberta do RTLinux

Atualização - Sexta-feira, 12 de Outubro de 2001 - A Fundação para o Software Livre e o Finite State Machine Labs Inc. (FSMLabs) anunciaram a liberação da Licensa de Patente Aberta do RT Linux Versão 2, totalmente compatível com a GPL. A Licensa de Patente Aberta garante o direito de uso da patente num. 5,995,745 (EUA) em software livre sob a GPL sem o pagamento de royalties. Esta licensa protege o uso do processo RTLinux sob a GPL.

O FSMLabs e a FSF esperam que esta licensa acelere o ritmo da revolução do software livre nos campos de sistemas embutidos e de tempo real. Estas áreas tem sido isoladas da corrente principal do desenvolvimento de software por causa de software proprietário baseado em secredos e incompatibilidades criadas para amarrar o cliente em tecnologia proprietária. A disponibilidade de software livre superior já levou a muitos projetos inovativos de grandes empresas e de milhares de indivíduos e milhares de pequenas empresas por todo o mundo. A FSF agradece ai FSMLabs por suas constantes contribuições para a comunidade do software livre.

Boston, Massachusetts, EUA - Quinta-feira, 18 de Setembro de 2001 - A Fundação para o Softwre Livre e o Finite State Machine Labs (FSMLAbs) chegaram a um acordo quanto a uma versão totalmente compatível e obediente à GPL da Licensa de Patente Aberta do RTLinux. A FSF eo FSMLabs estão trabalhando para finalizar o texto da licensa. O FSMLabs irá publicar em seu website o texto desta licensa, com uma declaração da FSF confirmando que ela é conforme com a GPL, em um futuro próximo.

A FSF já retirou a seu press release de 14 de setembro sobre os termos de licensiamento do RTLinux. Nossas diferenças se mostraram como sendo em sua maioria resultado de infelizes mal-entendidos e nós pedimos a todos que esqueçam esta disputa. A FSF e o FSMLabs esperam continuar a sua cooperação para garantir a disponibilidade da tecnologia patenteada do FSMLabs para uso em sistemas GNU/Linux.

A FSF agradece ao FSMLabs pela contribuição de sua licensa de patentes para a comunidade do software livre, e por seu constante suporte e publicação de software livre sob a GPL.

Sobre o GNU/Linux:

GNU é um sistema operacional livre. GNU/Linux é a combinação integrada do sistema operacional GNU com o kernel Linux.

Chamar o sistema GNU/Linux simplesmente de "Linux" causa confusão. Tornar consistente a distinção entre o GNU/Linux, o sistema operacional, e Linux, o kernel, desfaz a confuzão.

Sobre a Fundação para o Software Livre:

A Fundação para o Software Livre, fundada em 1985, é dedicada a promover os direitos dos usuários de computadores de utilizar, copiar, modificar e redistribuir programas de computador. A FSF promove o desenvolvimento e o uso de software livre e de documentação livre para o software livre. O seu site web é localizado em http://www.gnu.org/. A sede fica em Boston, MA, EUA.

Copyright (C) 2001 Free Software Foundation, Inc., 51 Franklin St, Fifth Floor, Boston, MA 02110, USA

A cópia e distribuição deste artigo na íntegra é permitida em qualquer meio, contanto que este aviso seja preservado.

Traduzido por: Fernando Lozano <fernando@lozano.eti.br>

Atualizado: $Date: 2005/05/05 19:37:19 $ $Author: novalis $