O AFS(R) é um sistema de arquivo empresarial que fornece um acesso a arquivo consistente através de um espaço de arquivo compartilhado. Pela união de sistemas de arquivo locais de diversas máquinas Servidores de Arquivo, o AFS apresenta um único espaço de arquivo independente das fronteiras das máquinas. Arquivos são armazenados em máquinas diferentes na rede de computadores mas podem ser acessados de todas as máquinas da empresa.
O IBM AFS para Windows(R), versão 3.6 amplia a capacidade total do AFS para sistemas operacionais Microsoft(R) Windows.
Este documento resume os pré-requisitos de instalação, fornece instruções detalhadas sobre como instalar, configurar e remover a instalação do AFS para Windows, e delineia as alterações efetuadas em seu sistema durante os processos de instalação e remoção da instalação. Este documento também descreve a documentação fornecida com o AFS para Windows.
Este documento fornece informações para administradores do sistema e usuários responsáveis pela instalação e configuração dos produtos incluídos no AFS para Windows. Este documento assume que os administradores do sistema estão familiarizados com administração de sistema em geral e que os usuários estão familiarizados com os termos e conceitos básicos dos sistemas operacionais Microsoft Windows.
Este documento possui a seguinte organização:
Esta seção delineia as combinações instaláveis dos componentes AFS, descreve o procedimento para instalar o AFS para Windows, e lista as alterações que o processo de instalação efetua em seu sistema.
O AFS para Windows, versão 3.6 inclui os seguintes componentes:
O AFS Server executa processos do servidor AFS e inclui o Assistente de Configuração do AFS Server para facilitar a configuração.
O Centro de Controle do AFS inclui duas poderosas ferramentas de interfaces gráficas de usuário (GUI) para assistir aos administradores do sistema AFS na administração da célula AFS: O Gerenciador de Servidor do AFS e o Gerenciador de Contas do AFS.
O AFS Client fornece acesso direto ao espaço de arquivo do AFS, permitindo a usuários gerenciar arquivos e diretórios no AFS. O AFS Client inclui o Gateway AFS Básico.
O AFS Básico fornece acesso ao espaço de arquivo do AFS através da máquina Gateway AFS Básico, permitindo a usuários gerenciar arquivos e diretórios no AFS.
A Documentação Suplementar do AFS fornece informações adicionais de administração do sistema AFS e inclui os seguintes documentos: IBM AFS Administration Guide e IBM AFS Administration Reference.
Você pode instalar os componentes do AFS para Windows em várias combinações, baseado em seu sistema operacional Windows. Consulte o Notas de Release do IBM AFS para Windows para obter detalhes das exigências específicas de software para cada componente do AFS para Windows. Note que se você estiver instalando o AFS Server, também deverá instalar o AFS Client, a menos que o AFS Client, versão 3.6 já esteja instalado na máquina. Siga o procedimento de instalação descrito em Para Instalar o AFS para Windows, independente dos componentes que esteja instalando.
Nota: | Você tem a opção de alterar o programa de configuração do AFS para Windows para desativar todos os componentes menos o do cliente. Tal programa de configuração somente-cliente não permite que os usuários instalem outros componentes que não sejam o AFS Client. Para efetuar uma instalação somente-cliente, crie o arquivo setup.co no mesmo diretório dos outros arquivos de instalação; o programa de configuração então permite que apenas o AFS Client seja instalado. Note que o conteúdo do arquivo setup.co é irrelevante. Siga o procedimento de instalação descrito em Para Instalar o AFS para Windows independente do tipo de instalação que estiver efetuando. |
Em uma máquina Windows NT, não é necessário remover a instalação dos componentes do AFS para Windows para atualizar o software; você pode instalar este release do AFS para Windows em seu sistema sem remover o software existente ou a sua configuração. Para atualizar o AFS para Windows, siga o procedimento de instalação descrito em Para Instalar o AFS para Windows. Durante o processo de instalação, o componente AFS da versão anterior é atualizado e as informações de configuração do AFS são preservadas.
Em uma máquina Windows 95 ou Windows 98, você deve remover a instalação do componente AFS Básico instalado anteriormente, conforme descrito em Para Remover a Instalação do AFS para Windows, antes de atualizar o AFS Básico.
Note que a ferramenta de instalação do AFS para Windows não permite que um usuário instale componentes AFS que tenham números de versão diferentes. Se você tiver mais de um componente AFS para Windows instalado em sua máquina, você não pode atualizar um componente sem atualizar igualmente todos os outros componentes.
Antes de instalar o AFS para Windows, consulte o seu Notas de Release do IBM AFS para Windows para obter uma descrição detalhada dos pré-requisitos de instalação. Se você estiver executando outras aplicações Windows, é recomendável que você saia delas antes de instalar o AFS para Windows.
Nota: | Se você estiver atualizando a partir de uma versão anterior do AFS para Windows ou reinstalando o AFS para Windows, o diretório de instalação que você escolher deve ser o mesmo diretório de instalação que foi utilizado pela versão instalada anteriormente. |
Selecione o botão Avançar para continuar com o processo de instalação.
A instalação do AFS para Windows está completa.
Esta seção descreve as alterações que foram efetuadas em seu sistema pela instalação de cada componente do AFS para Windows. As informações nesta seção são baseadas nas configurações de instalação padrão.
A instalação do AFS Client para Windows NT efetua as seguintes alterações em seu sistema:
A entrada de programa Documentação permite acesso ao conjunto de documentação online do AFS fornecido com o AFS para Windows.
O subgrupo de programa Cliente permite aos usuários acessar a caixa de propriedade do AFS Client e a Ajuda Online do AFS Client.
A instalação do AFS Básico para Windows 95 e Windows 98 efetua as seguintes alterações em seu sistema:
A entrada de programa Documentação permite acesso ao conjunto de documentação online do AFS fornecido com o AFS para Windows.
O subgrupo de programa Básico permite aos usuários acessar a caixa de propriedade do AFS Básico e a Ajuda Online do AFS Básico.
A instalação do AFS Server para Windows NT efetua as seguintes alterações em seu sistema:
A entrada de programa Documentação permite acesso ao conjunto de documentação online do AFS fornecido com o AFS para Windows.
O subgrupo de programa Servidor permite aos usuários acessar o Assistente Início Rápido do AFS Server.
A instalação do Centro de Controle do AFS para Windows NT efetua as seguintes alterações em seu sistema:
A entrada de programa Documentação permite acesso ao conjunto de documentação online do AFS fornecido com o AFS para Windows.
O subgrupo de programa Centro de Controle permite aos usuários acessar o Gerenciador de Conta e o Gerenciador de Servidor.
A instalação da Documentação Suplementar do AFS efetua as seguintes alterações em seu sistema:
Esta seção descreve a documentação fornecida com o AFS para Windows e detalha os procedimentos para acessar esta documentação.
Independente dos componentes que você instalar em seu sistema, um diretório de documentação é criado. A localização padrão é \Arquivos de Programa\Ibm\Afs\Documentação. Este diretório inclui o Iniciação Rápida ao IBM AFS para Windows e o Notas de Release do IBM AFS para Windows. Estes mesmos documentos estão disponíveis no Índice de documentação acessado a partir da entrada Documentação no menu Iniciar.
Se você instalar a Documentação Suplementar do AFS, o diretório de documentação também inclui os seguintes documentos: IBM AFS Administration Guide e IBM AFS Administration Reference. Estes mesmos documentos estão disponíveis no Índice de documentação acessado a partir da entrada Documentação no menu Iniciar.
O CD-ROM do AFS para Windows possui um diretório de documentação. Este diretório inclui a seguinte documentação: Iniciação Rápida ao IBM AFS para Windows, Notas de Release do IBM AFS para Windows, IBM AFS Administration Guide e IBM AFS Administration Reference. A documentação é fornecida nos formatos HTML e PDF.
A ajuda online é instalada junto com cada componente AFS para Windows. A documentação de ajuda online descreve os recursos disponíveis em cada componente. Utilize os menus Ajuda e os botões Ajuda localizados na maioria das caixas de diálogo para acessar a ajuda online. Você pode obter ajuda sobre tópicos navegando na página de conteúdo, utilizando o índice para localizar tópicos, e utilizando Procurar, o mecanismo de pesquisa da ajuda online.
Esta seção detalha o procedimento de configuração para cada um dos componentes do AFS para Windows. Você deve configurar os componentes em seu sistema antes de poder utilizar o AFS.
Nota: | Se você pretende configurar o AFS Server em seu sistema Windows NT, não é necessário configurar o AFS Client. O AFS Client é configurado automaticamente quando o AFS Server é configurado. Além disto, se você atualizou para esta versão do AFS para Windows a partir de uma versão anterior do AFS Client, as informações de configuração são preservadas. Você não precisa reconfigurar o AFS Client. |
Escolha o botão Incluir. A caixa de diálogo Incluir Servidor é aberta. Na caixa Nome do Servidor, digite o nome de um Servidor de Localização de Volume na célula selecionada. Escolha OK para fechar a caixa de diálogo Incluir Servidor. Repita este processo, incluindo informações para todos os Servidores de Localização de Volume na célula. (Se você não souber os nomes dos Servidores de Localização de Volume na célula AFS, consulte seu administrador de sistema AFS.) Após todas as informações do servidor terem sido digitadas, escolha OK para fechar a caixa de diálogo Nova Célula.
Agora, o AFS Client está configurado na célula AFS selecionada e o espaço de arquivo do AFS pode ser acessado através do mapeamento de unidade selecionado no Windows NT Explorer.
Você pode configurar o AFS Client em sua máquina Windows NT para funcionar como um Gateway AFS Básico. Seu AFS Client, configurado como um Gateway AFS Básico, possibilita que os usuários AFS Básico acessem o espaço de arquivo do AFS.
Para incluir uma entrada no banco de dados da célula:
Acesse a guia Células AFSa partir do utilitário Configuração do AFS Básico e escolha o botão Incluir. A caixa de diálogo Nova Célula é aberta. Digite o nome da célula na caixa Célula AFS e uma pequena descrição na caixa Descrição.
Escolha o botão Incluir. A caixa de diálogo Incluir Servidor é aberta. Na caixa Nome do Servidor, digite o nome de um Servidor de Localização de Volume na célula selecionada. Escolha OK para fechar a caixa de diálogo Incluir Servidor. Repita este processo, incluindo informações para todos os Servidores de Localização de Volume na célula. (Se você não souber os nomes dos Servidores de Localização de Volume na célula AFS, consulte seu administrador de sistema AFS.) Após todas as informações do servidor terem sido digitadas, escolha OK para fechar a caixa de diálogo Nova Célula.
A máquina Windows NT agora está configurada como um Gateway AFS Básico. Uma vez configurada como um Gateway AFS Básico, sua máquina AFS Client deve ser capaz de autenticar usuários AFS Básico em um contexto Windows. Esta autenticação pode ser obtida através de uma conta do usuário de domínio ou através de contas do usuário de máquina sincronizadas. Uma conta do usuário de domínio é uma conta do usuário em um domínio Windows. Uma conta do usuário de máquina é uma conta do usuário que é válida somente em uma máquina host específica.
Quando o Gateway AFS Básico é configurado em um domínio Windows, o usuário AFS Básico precisa se conectar ou em uma conta do usuário de domínio no domínio ao qual o gateway pertence ou a uma conta do usuário de máquina com o mesmo nome do usuário e senha da conta do usuário de domínio no domínio do gateway.
Se contas do usuário de máquina são empregadas, então estas contas devem ser sincronizadas nas máquinas Gateway AFS Básico e AFS Básico. Um usuário deve se conectar em uma máquina AFS Básico com o mesmo nome do usuário e senha de uma conta do usuário de máquina que esteja definida na máquina Gateway AFS Básico.
O AFS Básico acessa o espaço de arquivo do AFS através de um Gateway AFS Básico. Antes de configurar o AFS Básico, você deve ter uma máquina Windows NT executando o AFS Client e configurada como um Gateway AFS Básico. Consulte Para Configurar o AFS Client como um Gateway AFS Básico para obter maiores informações.
O AFS Básico se torna automaticamente um membro da mesma célula do seu Gateway AFS Básico. O nome da célula é exibido na caixa Nome da Célula.
Nota: | Se a máquina Gateway AFS Básico estiver no mesmo domínio da máquina AFS Básico e o nome de host da máquina gateway neste domínio for xyz-pc, você pode especificar o nome do computador na caixa Gateway como xyz-pc ou xyz-pc.xcompany.com. |
Escolha o botão Incluir. A caixa de diálogo Incluir Servidor é aberta. Na caixa Nome do Servidor, digite o nome de um Servidor de Localização de Volume na célula selecionada. Escolha OK para fechar a caixa de diálogo Incluir Servidor. Repita este processo, incluindo informações para todos os Servidores de Localização de Volume na célula. (Se você não souber os nomes dos Servidores de Localização de Volume na célula AFS, consulte seu administrador de sistema AFS.) Após todas as informações do servidor terem sido digitadas, escolha OK para fechar a caixa de diálogo Nova Célula.
Note que uma entrada idêntica deve existir no banco de dados da célula do Gateway AFS Básico (arquivo afsdcell.ini) para que o usuário AFS Básico autentique para a célula. Consulte Para Configurar o AFS Client como um Gateway AFS Básico para obter maiores informações sobre sincronizar o banco de dados da célula da máquina gateway com o banco de dados da célula de seu cliente básico.
O AFS Básico está agora configurado na célula AFS especificada e o espaço de arquivo do AFS pode ser acessado através do mapeamento de unidade no Windows Explorer.
O processo de configuração inicia os serviços necessários para a execução do AFS Server e define partições AFS na sua máquina Windows NT. Utilizando o Assistente de Configuração do AFS, você pode configurar rapidamente o AFS Server como o primeiro servidor em uma nova célula AFS ou como um servidor em uma célula AFS existente. Note que se você atualizou para esta versão do AFS Server, as informações de configuração da versão anterior são preservadas; você não precisa reconfigurar o servidor.
Para configurar o AFS Server como primeiro AFS Server em uma célula:
As seguintes restrições se aplicam ao formato do nome de um domínio internet que pode ser utilizado como nome de uma célula AFS:
A utilização de uma conta administrativa genérica significa que você não precisa conceder privilégios para cada administrador de sistema. Em vez disto, cada administrador sabe o nome e a senha desta conta administrativa genérica e utiliza esta identidade para autenticar no AFS quando for executar tarefas que necessitem de privilégios administrativos.
Nota: | Não é normalmente recomendado atribuir um UID específico a uma conta AFS nova, a menos que você precise fazer com que o UID AFS seja igual a um UID UNIX existente. |
Os Servidores de Arquivo AFS fornecem arquivos e dados requisitados ao servidor pelos Clientes AFS. Os Servidores de Arquivo armazenam arquivos e dados, manipulam pedidos para copiar, mover, criar, e excluir arquivos e diretórios, e mantém o controle das informações de status sobre cada arquivo e diretório no servidor.
Como você está configurando o primeiro AFS Server em uma célula nova, os Serviços de Arquivo devem ser configurados no servidor, e serão configurados automaticamente.
Toda célula AFS deve conter pelo menos um Servidor de Banco de Dados. Cada Servidor de Banco de Dados executa os processos de Banco de Dados que preservam os bancos de dados AFS: o Banco de Dados de Autenticação, o Banco de Dados de Proteção, o Banco de Dados de Localização de Volume e, opcionalmente, o Banco de Dados de Backup.
Como você está configurando o primeiro AFS Server em uma célula nova, o Serviço de Banco de Dados deve ser configurado no servidor, e é configurado automaticamente.
Um Servidor de Backup preserva o Banco de Dados de Backup onde informações relativas ao sistema de Backup estão armazenadas. O Servidor de Backup permite que o administrador de sistema AFS execute o backup dos dados localizados no espaço de arquivos do AFS de volumes para fita. Os dados podem ser recuperados a partir da fita em caso de perda no sistema de arquivos (por exemplo, se um defeito no sistema ou no disco resultar em perda de dados).
Nota: | Se o Servidor de Backup for configurado em qualquer Servidor de Banco de Dados na célula, ele deve ser configurado em todos os Servidores de Banco de Dados na célula. |
Todo Servidor de Arquivo AFS deve ter pelo menos uma partição designada exclusivamente para armazenar volumes AFS, e todos os volumes AFS devem estar localizados em partições que tenham sido designadas como partições AFS. Em uma máquina Windows NT, somente volumes NTFS podem ser designados como partições AFS. Além disto, partições AFS somente podem ser criadas em volumes NTFS que estejam vazios (ou contenham somente a Lixeira do Windows NT).
Como você está configurando o primeiro AFS Server em uma célula nova, você deve designar uma partição AFS no servidor.
Nota: | Podem existir até 256 partições AFS em um AFS Server. Por convenção, cada partição é chamada de /vicepx, onde x é uma ou duas letras minúsculas do alfabeto Inglês. Partições AFS podem ser chamadas de /vicepa, /vicepb e assim por diante até /vicepz. Partições adicionais podem ser chamadas de /vicepaa a vicepaz e assim por diante até /vicepiv. |
É extremamente recomendável que você utilize letras de unidades de volumes NTFS como a última letra do nome da partição.
Os volumes raiz do AFS são dois volumes que toda célula AFS deve possuir em seu sistema de arquivos. Eles são chamados:
Como você está configurando o primeiro AFS Server em uma célula nova, os volumes raiz da célula devem ser criados no servidor, e serão criados automaticamente.
Se você deseja ser capaz de aproveitar as capacidades de replicação do AFS, os volumes raiz do AFS devem ser replicados. O processo de replicação cria uma ou mais cópias somente para leitura de um volume AFS, e distribui estas cópias para um ou mais locais diferentes (partições e servidores AFS). A Replicação aumenta a eficiência do sistema e aprimora a disponibilidade dos dados tornando o conteúdo de um volume AFS acessível a uma ou mais máquinas Servidor de Arquivo AFS.
Como você está configurando o primeiro AFS Server em uma célula nova, os volumes raiz da célula devem ser replicados no servidor, e serão replicados automaticamente durante a configuração do servidor.
Em células executando a versão doméstica do AFS para Windows, o Servidor de Controle do Sistema distribui novas versões de informações de configuração do AFS Server para todos os servidores AFS. Recomenda-se normalmente que você designe o primeiro servidor em uma célula AFS como o Servidor de Controle do Sistema. (Células que estejam utilizando a versão internacional do AFS para Windows não utilizam o Servidor de Controle do Sistema para distribuir arquivos de configuração do sistema.)
Nota: | A função de Servidor de Controle do Sistema pode posteriormente ser atribuído a uma máquina servidor diferente se assim for desejado. Entretanto, dependendo do número de servidores AFS na célula, o processo de atribuir a função para outra máquina pode ser bastante demorado. |
Uma lista dos passos que serão seguidos para configurar este AFS Server é exibida, possibilitando a revisão dos passos antes de iniciar o processo real de configuração.
Nota: | Para retornar a um passo anterior e revisar ou modificar suas seleções, escolha o botão Retornar. |
Para configurar o AFS Server em uma célula existente:
Servidores de Arquivo AFS fornecem arquivos e dados requisitados ao servidor pelos Clientes AFS. Servidores de Arquivo armazenam arquivos e dados, manipulam pedidos para copiar, mover, criar, e excluir arquivos e diretórios, e mantém o controle das informações de status sobre cada arquivo e diretório no servidor.
Para configurar este AFS Server como um Servidor de Arquivo, escolha a opção Sim, configure como um Servidor de Arquivo. Se você não deseja configurar este AFS Server como um Servidor de Arquivo, escolha a opção Não configurar como um Servidor de Arquivo.
Toda célula AFS deve conter pelo menos um Servidor de Banco de Dados. Cada Servidor de Banco de Dados executa os processos de Banco de Dados que preservam os bancos de dados AFS: o Banco de Dados de Autenticação, o Banco de Dados de Proteção, o Banco de Dados de Localização de Volume, e opcionalmente o Banco de Dados de Backup.
Para configurar este AFS Server como um Servidor de Banco de Dados, escolha a opção Sim, configure como um Servidor de Banco de Dados. Se existir um Servidor de Controle do Sistema na célula AFS na qual você esta incluindo o servidor, digite o nome do host na caixa Servidor de Controle do Sistema. As informações de configuração do AFS (por exemplo, a lista de Servidores de Banco de Dados AFS mantidas no arquivo CellServDB em cada máquina AFS Server) serão atualizadas por este servidor. Se você não deseja configurar este AFS Server como um Servidor de Banco de Dados, escolha a opção Não configurar como um Servidor de Banco de Dados.
Um Servidor de Backup preserva o Banco de Dados de Backup onde informações relativas ao sistema de Backup estão armazenadas. O Servidor de Backup permite que o administrador de sistema AFS execute o backup dos dados localizados no espaço de arquivos do AFS de volumes para fita. Os dados podem ser recuperados a partir da fita em caso de perda no sistema de arquivos (por exemplo, se um defeito no sistema ou no disco resultar em perda de dados).
Nota: | O Servidor de Backup só pode ser configurado em uma máquina que esteja configurada como um Servidor de Banco de Dados. Se o Servidor de Backup for configurado em qualquer Servidor de Banco de Dados na célula, ele deve ser configurado em todos os Servidores de Banco de Dados na célula. |
Se você está configurando este AFS Server como um Servidor de Arquivo, você deve especificar um volume NTFS para designar como partição AFS. Todo Servidor de Arquivo AFS deve ter pelo menos uma partição designada exclusivamente para armazenar volumes AFS, e todos os volumes AFS devem estar localizados em partições que tenham sido designadas como partições AFS. Em uma máquina Windows NT, somente volumes NTFS podem ser designados como partições AFS. Além disto, partições AFS somente podem ser criadas em volumes NTFS que estejam vazios (ou contenham somente a Lixeira do Windows NT).
Para designar um volume como uma partição AFS, escolha a opção Sim, criar uma partição. Na lista de volumes NTFS, escolha o volume que deseja designar como uma partição AFS. Na caixa Nome da Partição AFS, digite a última parte do nome da partição.
Nota: | Podem existir até 256 partições AFS em um AFS Server. Por convenção, cada partição é chamada de /vicepx, onde x é uma ou duas letras minúsculas do alfabeto Inglês. Partições AFS podem ser chamadas de /vicepa, /vicepb, e assim por diante até /vicepz. Partições adicionais podem ser chamadas de /vicepaa a vicepaz e assim por diante até /vicepiv. |
É extremamente recomendável que você utilize letras de unidades de volumes NTFS como a última letra do nome da partição.
Se você não deseja designar um volume como uma partição AFS, escolha a opção Não crie uma partição.
Os volumes raiz do AFS são dois volumes que toda célula AFS deve possuir em seu sistema de arquivos. Eles são chamados:
Nota: | Se por alguma razão os volumes raiz do AFS não existirem ainda nesta célula AFS, você pode escolher a opção Sim, criar os volumes raiz para criar os volumes raiz neste AFS Server. |
Se você deseja ser capaz de aproveitar as capacidades de replicação do AFS, os volumes raiz do AFS devem ser replicados. O processo de replicação cria uma ou mais cópias somente para leitura de um volume AFS, e distribui estas cópias para um ou mais locais diferentes (partições e servidores AFS). A Replicação aumenta a eficiência do sistema e aprimora a disponibilidade dos dados tornando o conteúdo de um volume AFS acessível a uma ou mais máquinas Servidor de Arquivo AFS.
Como você está incluindo este AFS Server em uma célula AFS existente, os volumes raiz do AFS provavelmente já foram replicados, e o Assistente de Configuração do AFS Server indica que você não precisa replicar os volumes raiz do AFS.
Nota: | Se por alguma razão os volumes raiz do AFS ainda não tiverem sido replicados nesta célula AFS, você pode escolher a opção Sim, replicar os volumes raiz para replicar os volumes raiz da célula AFS neste AFS Server. |
Em células que executam a versão doméstica do AFS para Windows, o Servidor de Controle do Sistema distribui novas versões de informações de configuração do AFS Server para todos os servidores AFS e as máquinas Cliente de Controle do Sistema obtém arquivos de configuração comuns do AFS a partir da máquina Controle do Sistema. (Células que estejam executando a versão internacional do AFS para Windows não utilizam o Servidor de Controle do Sistema para distribuir arquivos de configuração do sistema ou o Cliente de Controle do Sistema para obter estes arquivos.)
Uma lista dos passos que serão seguidos para configurar este AFS Server é exibida, possibilitando a revisão dos passos antes de iniciar o processo real de configuração.
Nota: | Para retornar a um passo anterior e revisar ou modificar suas seleções, escolha o botão Retornar. |
O AFS Server é configurado de acordo com suas especificações. A barra de progresso na parte inferior da caixa de diálogo indica os passos em andamento. Uma caixa de mensagem aparece indicando que a configuração está completa.
Nota: | Se você instalou o Centro de Controle do AFS em conjunto com o AFS Server, ou o AFS Client, ou ambos, então você não precisa configurar o Centro de Controle do AFS. O Centro de Controle do AFS é configurado automaticamente quando o AFS Server ou o AFS Client são configurados. Se você instalou apenas o Centro de Controle do AFS, então o Centro de Controle deve ser configurado em seu sistema antes de poder ser utilizado. |
Escolha o botão Incluir. A caixa de diálogo Incluir Servidor é aberta. Na caixa Nome do Servidor, digite o nome de um Servidor de Localização de Volume na célula selecionada. Escolha OK para fechar a caixa de diálogo Incluir Servidor. Repita este processo, incluindo informações para todos os Servidores de Localização de Volume na célula. Após todas as informações do servidor terem sido digitadas, escolha OK para fechar a caixa de diálogo Nova Célula.
O Centro de Controle do AFS agora está configurado.
Esta seção delineia os pré-requisitos para remoção da instalação, fornece instruções para remover a instalação do AFS para Windows, e lista as alterações que o processo de remoção da instalação efetuam em seu sistema.
Em uma máquina Windows NT, não é necessário remover a instalação dos componentes do AFS para Windows para reinstalar ou atualizar o software. Para reinstalar ou atualizar o AFS para Windows, siga o procedimento de instalação descrito em Para Instalar o AFS para Windows. Durante o processo de instalação, os componentes AFS instalados anteriormente são substituídos. As informações de configuração do AFS são preservadas.
Em uma máquina Windows 95 ou Windows 98, você deve remover a instalação do componente AFS Básico instalado anteriormente, conforme descrito em Para Remover a Instalação do AFS para Windows, antes de reinstalar ou atualizar o AFS Básico.
Remover a instalação do AFS resulta na exclusão de todos os arquivos de aplicação AFS. Estes arquivos não podem ser excluídos se outras aplicações os estiverem utilizando. Por esta razão, você deve fechar todas as caixas de diálogo do AFS antes de remover a instalação do AFS para Windows.
Se você estiver removendo a instalação do AFS Server com o propósito de remover a incumbência da máquina, os seguintes pré-requisitos são necessários para evitar perda de dados:
Nota: | Uma caixa de mensagens pode aparecer perguntando se você deseja remover arquivos compartilhados do AFS que não são mais necessários para outros componentes. Clique em Sim Para Todos para remover completamente os componentes AFS selecionados. |
Os componentes do AFS para Windows selecionados estão agora removidos. Se você instalou uma combinação de componentes do AFS para Windows, deverá repetir as etapas de 4 a 6 para remover cada componente separadamente.
A remoção da instalação do AFS Client efetua as seguintes alterações em seu sistema:
Nota: | Os diretórios não são removidos se contiverem algum outro arquivo diferente daqueles que foram instalados pelo programa configuração do AFS para Windows. |
A remoção da instalação do AFS Básico efetua as seguintes alterações em seu sistema:
Nota: | Os diretórios não são removidos se contiverem algum outro arquivo diferente daqueles que foram instalados pelo programa configuração do AFS para Windows. |
A remoção da instalação do AFS Server efetua as seguintes alterações em seu sistema:
Nota: | Estes diretórios não são removidos se contiverem algum outro arquivo diferente daqueles que foram instalados pelo programa configuração do AFS para Windows. Se você escolheu preservar informações de configuração, alguns arquivos no diretório \Arquivos de Programa\Ibm\Afs\Servidor não são removidos. |
A remoção da instalação do Centro de Controle do AFS efetua as seguintes alterações em seu sistema:
Nota: | Estes diretórios não são removidos se contiverem algum outro arquivo diferente daqueles que foram instalados pelo programa configuração do AFS para Windows. |
A remoção da instalação da documentação suplementar do AFS efetua as seguintes alterações em seu sistema:
Nota: | Estes diretórios não são removidos se contiverem algum outro arquivo diferente daqueles que foram instalados pelo programa configuração do AFS para Windows. |